segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A publicidade e as crianças

Ao contrário da grande maioria das pessoas que conheço, eu gosto de ver os "reclames" ( gosto desta palavra lembra o tempo em que a televisão começava às 6h da tarde).
Como dizia, gosto de ver os reclames, e, vejo-os muitas vezes acompanhada pelo meu filho de 4 anos. As crianças adoram publicidade dando-lhe mais atenção que aos desenhos animados até, o que quer dizer que os anúncios são bem feitos.
Eu, gosto especialmente pela forma como são apresentados os produtos, os pormenores dos cenários, algumas falas, o movimento, as ideias, não dando especial atenção a jingles, por exemplo, mas gostando de um humor escarninho de que fazem uso por vezes.
Mas é também de crianças que quero falar e em especial do meu filho, como já disse. Então proponho o seguinte, primeiro conto as duas situações engraçadas que se passaram cá em casa em resultado dos ditos "reclames" e, depois divago.

Situação 1 - Anúncio: "Oliveira da Serra"
Um pequeno spot publicitário em que dois actores desenham com azeite uma figura em cima de uma bancada de cozinha de forma sincronizada e perfeita publicitando a nova tampa pop-up, como se fossem os chineses da abertura dos jogos olímpicos de 2008, que com longas mangas desenhavam caracteres sem errar.
Após termos visto o filme pela primeira vez, o meu filho olhou para mim e:
Filho: - Mãe, tu tens este azeite?
Mãe: - Sim, filho mas não é com esta embalagem.
Filho: - Então compras para desenhar?
Mãe: - Compro para cozinhar, mas posso desenhar no teu prato. - sorriso de algum modo assustado.
Filho: - Eu queria assim - e aqui fez o gesto - em cima da mesa.
Alguns dias depois, e porque já comprava aquela marca há muito tempo, dou com o meu filho na cozinha de garrafa de azeite na mão, quando me vê diz:
- Achas que consigo fazer aquele desenho no chão?
Corri para ele e tirei-lhe gentilmente a garrafa de azeite da mão, que tem estado bastante longe do alcance dele, just in case...

Situação 2: Anúncio: "Caldo Knorr"
Alguns spots publicitários em que um homem com ar simpático cozinha bifes, legumes ou arroz com a ajuda do dito caldo knorr.
Há dias o meu rebento, quase cozinheiro, (eheheheh) vem ter comigo à cozinha e pergunta:
- Mãe, tens caldo knorr?
Em simultâneo, abre o frigorífico olha lá para dentro e continua:
- Tens ali!!! Olha, pões a frigideira ao lume, vês se está bem quente, depois pões o bife, deitas o caldo knorr, as natas, muito importantes as natas e já está! Ouviste?!
E lá foi à vidinha dele! E eu fiquei colada ao chão! 95 centímetros de gente a dar aulas de culinária ali, a mim, filha de cozinheiros de mão cheia. Está lindo isto.
Resultado, pelo menos 3 cubos caldo knorr já foram para ao lixo, pois, ele abre-os, facilitando-me a tarefa para eu os usar. Mas esquece-se de me perguntar antes se vou usar ou não e, diga-se, não é coisa que use frequentemente. Alimentação saudável and soyon and soyon.
Hoje o mestre cuca voltou a insistir e eu, já em último recurso disse-lhe que não era uma coisa muito saudável para ele. A resposta:
- Quando eu for muito adolescente, fazes-me bifes com caldo knorr? E natas?

Só tenho uma coisa a pedir aos criativos da publicidade, por favor sejam mais subtis, ok?
É que de certeza que há mais mães a terem de esconder os caldos knorr e as garrafas de azeite e sabe-se lá mais o quê em buracos onde os mini-mestres não os encontrem. Eu até acho que qualquer dia não vou encontrar o azeite de tanto o esconder.
Tudo tão apelativo e tão simples que arruma qualquer mãe menos aventureira na cozinha. Há mulheres que não têm estofo para isto e se deixam intimidar. Não eu... por enquanto, pelo, menos.

3 comentários:

  1. ehehehe
    tb gosto dos reclames (e por vezes adormeço nas séries vezes e vezes sem conta repetidos)

    ResponderEliminar
  2. Mas ganhas o dia com esses comentários de gente grande, é ou não é?
    Eu também gosto dos reclames e aprecio muito a malta da publicidade que tem ideias muito boazinhas.

    ResponderEliminar
  3. LOOOOOOOLLLLLLLLL! Isto ainda tem mais piada conhecendo o fedelhito! Tem a quem sair, tem sim senhor, gosta de publicidade e culinária! E é inteligente, cacete. Não acredito que haja assim tanta mãe com os mesmos problemas. O Vi tem um quê de genialidade, tens que admitir. Beijos

    ResponderEliminar

Já que leste o texto e viste as imagens, agora só falta comentar. Vá lá, a princesa gosta de saber a tua opinião.