sábado, 3 de janeiro de 2009

Fama?

Hoje encontrei a minha mãe sentada à frente da televisão a ver a repetição do "Uma canção para ti". Parece que o programa foi emitido em várias sessões até à passagem do ano, quando elegeram o vencedor. Até aqui nada de novo, pois, é natural uma avó ver jovens talentos a cantar e a mostrar o que sabem fazer. O problema é mesmo meu, porque eu abomino este tipo de programas. Não é pelas cantigas, nem pelos apresentadores, nem pelo júri ou pela iluminação, não senhor. O problema são as criancinhas, ou o que querem fazer com elas.
Cada vez que há um programa destes levantam-se sempre uma série de Velhos do Restelo, nos quais me incluo no presente caso, a chamar as mãozinhas à consciência. A mãe do vencedor diz numa entrevista ao DN que já o preparou para lidar com o assédio que vai sofrer a partir de 2ª feira primeiro dia de aulas. E como é que ela fez isto? Dizendo-lhe o seguinte, passo a citar: "Disse-lhe que vai ter muitos meninos à sua volta, que isso é normal, pelo que terá de ter muita paciência. É só no primeiro dia e depois passa." in, «Diário de Noticias», 3 de Janeiro de 2009.
Espero que falem mais sobre o assunto, isto se tiverem tempo claro, porque este fim de semana quando a criança for à rua vai receber mais beijinhos que o Portas em campanha eleitoral. Ele é tão pequenino. Será que vai conseguir lidar com a situação? De inicio vai ter muitos meninos à sua volta e adultos também. Mas, e depois? Como vai lidar com a dita transformação na voz de que os entendidos falam? E com a frustração de deixar de ser reconhecido na rua quando crescer e a sua carinha de anjo se transformar na de um imberbe adolescente? E os bullies que estão sempre à espreita para desancar o novo aluno mais popular lá da escola?
Caríssimos optimistas, o Zé Maria do "Big Brother" já era adulto e teve muitos problemas depois da fama e da confusão.
Se calhar o problema é só meu porque sou uma chata e bota de elástico e não estou a perceber o alcance, mas eu não faria isto ao meu filho. Por muito que ele me pedisse.
Ah e agora a pergunta que todos estão à espera. Se ele participar regularmente num programa de televisão, não é considerado trabalho infantil???
A minha testa franzida deixa apenas duas frases à laia de justiça/testamento pretensamente salomónica:
Para a criança os meus sinceros parabéns e que a sua vida seja ainda assim cheia de sucessos. Para os pais um puxão de orelhas caso não cumpram a promessa de seguir a criança na sua formação futura e se alambazem ao guito.

3 comentários:

  1. Eu encontrei a minha mãe a fazer exactamente a mesma coisa... porque será? Mas a minha levantou-se para me ajudar a carregar o carro. Eu só me lembro da Maria Armanda a cantar "eu vi um sapo" em todas as línguas, coitadinha...

    ResponderEliminar
  2. não percebi esta parte: "a chamar as mãozinhas à consciência"?

    ResponderEliminar
  3. Eu vi o miúdo a dizer que gosta de "garinas" e delireu. Ah, os moços sadinos! ;)

    ResponderEliminar

Já que leste o texto e viste as imagens, agora só falta comentar. Vá lá, a princesa gosta de saber a tua opinião.