quarta-feira, 11 de março de 2009

Serra mãe

Há já quase um mês que o Aldino morreu. Causa: acidente de trabalho.
Aconteceu-lhe o que poderia acontecer a qualquer um de nós. Morte estúpida e precipitada.
Sobre ele, sabia que era de direita, (para mim) um perfeito fascizóide, e, por isso o menosprezava... adiante. Frequentámos os mesmos lugares, os mesmos amigos, habitámos o mesmo espaço geográfico, líamos admirando Sebastião da Gama, nutríamos a mesma admiração pela serra mãe, Arrábida de seu nome, matéria prima e vítima do betão tão criticado e preciso. No entanto, não posso dizer que fôssemos amigos, conhecidos antes.
No seu funeral ouvi falar num blog e dos textos que escrevia para esse blog. Só anteontem fui ver este blog. O blog do Aldino, que escrevia desde 2003. Ao ler alguns dos seus posts vejo que era afinal um homem sensível, atento, aberto ao mundo, com ideias e abordagem à vida bastante próximas até das minhas. Além disto, verifiquei também que, apesar de estar activo desde 2003, o seu blog tem posts, que na maioria, não estão comentados. O seu último e derradeiro post, no entanto, tem vários e numerosos comentários dos seus amigos despedindo-se e fazendo-lhe uma última homenagem. Eu não escrevi nos comentários, faço-o aqui. Nem sei se alguém daqui vai ler isto, mas também não interessa, pois está aqui o meu post para ele.
A minha indignação mais profunda vai para isto, porque tem de morrer um amigo para lhe dedicarmos umas palavras! Para lermos o que escreve! Se fosse eu, a culpa seria inteiramente minha. Nunca falo do meu blog a ninguém com medo que pareça mal, arrogante, manienta a querer fazer-me melhor que os outros. Mas este não é o problema, a questão reside no facto de que se eu tivesse sabido do blog deste individuo antes daquele momento, eu própria teria pensado assim. Merda de juízos de valor estes nossos, que tecemos sem dar por isso.
Além de uma amiga, uma prima e o meu próprio marido, mais ninguém sabe do meu blog. De resto, são pessoas que passam aqui por virem reencaminhadas de outros blogs que visitam. E porquê? Porque não divulgo, porque não me quero expor, porque tenho vergonha, embora abra a boca e diga para o vazio tudo o que me vai na alma!
Adeus e até sempre Aldino. Sempre que eu abrir o teu serra mãe.
É pelo sonho que vamos.
Desculpa a arrogância!

3 comentários:

  1. Pois eu cá disse a todos os amigos e família! Eu cá disse do meu e do teu. Eu cá estou-me pouco lixando para tudo o resto e muitas vezes também me envergonho do que escrevo, mas a verdade é que ninguém nunca vive uma vida inteira sem se envergonhar seja do que for. Eu cá acho que o mais importante do mundo é a comunicação, e o mais triste o slêncio, quando oferecemos palavras a alguém que não tem, sequer a decência de dizer: li. Eu cá estou a falar de mim, neste momento, num blogue que não é meu, e também me envergonho disso, mas sabes? Eu cá gosto de te ler e não te acho nada arrogante. Eu cá acho-te uma pessoa fenomenal. Beijos

    ResponderEliminar
  2. Ah pá! Estou toda babosa Jade com essas maravilhas que aqui deixas. Mas também só tu e o mirolas é que devem ler isto... otherwise porque é que mais ninguém comenta!?
    Mas na faz mal tb gosto do anonimato 8)

    ResponderEliminar
  3. Eu também cá vim espreitar. E vou voltar!

    ResponderEliminar

Já que leste o texto e viste as imagens, agora só falta comentar. Vá lá, a princesa gosta de saber a tua opinião.